A Comunicação dentro (e fora) das organizações


Ainda existem empresas e organizações que não ligam para a forma correta de comunicação com os colaboradores, e podemos afirmar que, na maioria das vezes isso influencia diretamente no trabalho de um bom gestor.

Todos nós já sabemos que a comunicação é um processo onipresente em todas as situações humanas: individuais, grupais, organizacionais. Não é possível conceber o mundo mais ou menos global sem comunicação. Não é possível conceber a vida e o desenvolvimento "normal" do ser humano sem existir comunicação. A comunicação poderá ser de complexidade variável mas não será por isso que deixará de o ser nem perderá o carácter de complexidade.

No limite, e se considerássemos a comunicação como exclusivamente verbal, mesmo na situação em que tivéssemos duas pessoas, uma interessada em comunicar e a outra dando todos os sinais que não queria comunicar, ainda assim esta última estaria a comunicar que não pretende comunicar.

Apesar de ser um processo tão antigo quanto o próprio ser humano, é verdade que a idade do processo não o torna nem mais simples, nem menos responsável por problemas que podem ocorrer a todos os níveis: individual, grupal e organizacional. Sem comunicação torna-se impossível a vida em geral e a vida social em particular. 

E talvez seja por esses motivos que uma boa comunicação dentro (e até mesmo fora da organização) também é de responsabilidade da equipe de gestão em recursos humanos, a fins de evitarem informações errôneas e possíveis interpretações inadequadas das informações passadas aos colaboradores.


A Comunicação dentro (e fora) das organizações A Comunicação dentro (e fora) das organizações Reviewed by Jonas Schell on abril 25, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.