Como Devo me Portar em Uma Entrevista de Emprego?


Para alguns parece um assunto "clichê". Para outros parece "receita de bolo" que todos sabem fazer, mas a verdade é que, em minha grande experiência com recrutamento e seleção, já vi candidatos experientes e com ótimos currículos serem mal avaliados devido ao seu comportamento durante a entrevista! O excesso de confiança ou a falta dela são fatores que influenciam de forma negativa aos olhos de qualquer recrutador.


Neste artigo, quero contribuir com dicas para você que está buscando o seu "lugar ao sol" no mercado de trabalho. Mercado esse que está cada dia mais concorrido e com processos de seleção com cada vez mais candidatos. Quanto mais e melhor preparado você estiver, mais chances de conseguir a sua sonhada vaga você terá!

  • Conheça a empresa. Procure informações sobre os produtos ou serviços, porte, nacionalidade e cultura. Dessa forma você vai poder mostrar que realmente conhece e tem interesse em trabalhar lá. Para um recrutador não há nada mais frustrante do que ouvir um candidato dizer que não sabe nada da empresa ou que não teve tempo de pesquisar sobre ela.
  • Pense nas contribuições que você levou para as empresas que trabalhou anteriormente. Com certeza o recrutador vai questionar sobre isso e você deve mostrar segurança em suas colocações. Se pensar sobre isso e treinar antes ficará bem mais fácil demonstrar segurança.
  • Nunca se atrase e nem chegue muito antes da hora. Um atraso demonstra irresponsabilidade e chegar muito antes da hora demonstra que você não está habituado a cumprir horários, além de denotar um certo “desespero” que não será favorável.
  • Tome cuidado com a sua vestimenta. Procure usar roupas com tons sóbrios e de estilo discreto. Evite o uso de decotes, maquiagem carregada, peças transparentes, saias muito curtas ou acessórios com muito brilho (para as mulheres). Evite o uso de camisetas, bonés, bermudas ou tênis esportivos (para os homens).
  • SEMPRE desligue o seu celular! Já presenciei candidatos parando a entrevista para atender telefonemas e ficarem conversando como se o recrutador não estivesse ali! Não preciso dizer que isso é totalmente desfavorável, não é?
  • Seja simpático com todos. Desde o porteiro do prédio, até o próprio recrutador, pois as pessoas vão comentar sobre você e suas atitudes devem mostrar coerência. Fale sempre olhando nos olhos do recrutador. Isso demonstra segurança e veracidade.
  • Jamais fale mal de um antigo empregador seu. Esse comportamento demonstrará que você não possui ética e que poderá fazer a mesma coisa com seu próximo empregador.
  • Demonstre coerência nas mídias sociais. Pode estar certo de que o recrutador vai dar uma “espiadinha” nos seus perfis de redes sociais, por isso vale a recomendação de pensar antes de postar qualquer coisa. Já vi candidatos afirmarem que não bebiam e postarem inúmeras fotos com copos de cerveja ou outras bebidas. Já vi também candidatos colocarem postagens reclamando de seu salário atual ou dizendo como é difícil acordar cedo para trabalhar, que odeiam segunda-feira, etc.
  • Por último: Nunca pense em mentir, o recrutador é uma pessoa treinada para pegar esses deslizes, ele faz isso o dia inteiro!

Espero realmente ter ajudado com essas dicas. Tenha em mente que ninguém é perfeito, nem você, nem o mais competente profissional da face da terra! Pense que você fez o seu melhor e que se não foi dessa vez, outra oportunidade melhor virá! Tenha fé e boa sorte!

Autora: Leticia Domingues, Administradora, Especialista em Gestão de Recursos Humanos, atua há mais de 15 anos na área de RH. Atualmente gerencia a consultoria de RH – RHF Talentos na cidade de Pelotas/RS.
Como Devo me Portar em Uma Entrevista de Emprego? Como Devo me Portar em Uma Entrevista de Emprego? Reviewed by Jonas Schell on junho 14, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.