03 Dinâmicas de Quebra-Gelo Para (Novas ou Velhas) Equipes


Olá, tudo bem? Você sabia que "quebrar o gelo" da equipe também é uma das muitas missões dos gestores nas empresas? Pois é, pensando nisso, estou trazendo para você 03 dinâmicas de grupos da categoria quebra-gelo que funcionam muito bem e são famosas entre os gestores e líderes de equipes:

DINÂMICA DE QUEBRA-GELO 01: Apresentação Com Uma Bolinha

Objetivo: Apresentação, integração, quebra-gelo.
Tamanho do grupo: até 30 participantes.
Material: 1 bolinha (pode ser até mesmo de papel)
Tempo: Considera-se um minuto para cada participantes.

Desenvolvimento: O facilitador explicará que todos deverão se levantar e o primeiro a pegar a bolinha deverá se apresentar, dizendo o nome, o que faz na empresa e qual sua melhor qualidade e depois passar a bolinha para outra pessoa, sem deixar cair e assim sucessivamente. Não diga nada aos participantes, mas após o último se apresentar, peça para que façam o caminho inverso com a bolinha e que o antecessor fale o nome, o que faz na empresa e a qualidade da pessoa a quem ele vai devolver a bolinha. Essa dinâmica é muito boa para quebrar o gelo e também sensibilizar os participante sobre a importância de ouvir as pessoas. Muitas vezes estamos tão preocupados com o que devemos fazer (nossas tarefas) que esquecemos das pessoas que estão a nossa volta.

DINÂMICA DE QUEBRA-GELO 02: Despertador do Sono

Objetivo: Despertar a turma, espantar o sono.
Tamanho do grupo: até 30 participantes.
Material: Nenhum

Desenvolvimento: Depois das apresentações dos participantes, feita no inicio da reunião/treinamento, combine com eles que : Durante o treinamento você utilizara uma palavra e quando disser está palavra, todos deverão executar algo! A palavra é TERREMOTO, e quando você falar TERREMOTO, todos devem trocar de lugar e os dois últimos a trocarem de lugar deverão pagar um "mico" lá na frente de sala...cantar uma música, recitar um poema, dançar....etc. Diga que é uma forma descontraída de fazer com que os "dorminhocos" da turma acordem, sem ter que chamar a atenção de ninguém...

DINÂMICA DE QUEBRA-GELO 03: A Caixa do Medo

Objetivo: Aprender a superar os medos e desafios
Material: Um chocolate ou bombom, um pedaço de papel escrito "coma o chocolate", uma caixa e papel para embrulho.
Objetivos: Essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória.

Desenvolvimento: Explique aos participantes que você colocará uma música e enquanto estiver tocando, eles devem ir passando a caixa de mão em mão (não vale jogar). Dentro da caixa têm uma ordem que deverá ser cumprida por aquele que ficar com a caixa quando a música parar. Faça um suspense, diga que a ordem a ser cumprida não é tão fácil assim, que outros já tentaram e não conseguiram, que para muitas pessoas pode ser constrangedor, etc, etc... Fique de costas para o grupo e coloque a música para tocar, espere um tempo e então pare a música. Veja com quem ficou a caixa e peça para vir a frente da turma para executar a ordem. Caso a pessoa não queira cumprir "a ordem", tudo bem, faça mais uma rodada até que seja contemplado alguém que tenha coragem para "pagar o mico". Quando a pessoa concordar em "pagar o mico" terá uma grata surpresa ao abrir o embrulho: encontrará um chocolate e uma ordem escrita "coma o chocolate" e então todos pensarão consigo mesmo "poxa...podia ter sido eu".

Espero que você tenha curtido e use bastante essas dinâmicas. Caso tenham outras dinâmicas de quebra-gelo, podem colocar abaixo nos comentários para que possamos trocar ainda mais atividades. Abraços e boa semana!

03 Dinâmicas de Quebra-Gelo Para (Novas ou Velhas) Equipes 03 Dinâmicas de Quebra-Gelo Para (Novas ou Velhas) Equipes Reviewed by Jonas Schell on junho 02, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.