Boas Técnicas de Motivação Para Você Aplicar na Sua Equipe


Olá, tudo bem? Hoje vamos falar um pouco sobre motivação de equipes. Assim como eu, acredito que você também já tenha percebido o quanto o impulso motivacional pode levar a sua equipe (e você) ao sucesso.

Boas técnicas motivacionais devem ser postas em prática para que uma empresa consiga motivar e engajar seus funcionários e, depois de apresentar os conceitos defendidos por uma das empresas com o maior índice de empregados satisfeitos no mundo, The Motley Fool, explicaremos como tais ações devem funcionar na prática.

De acordo com algumas pequisas realizadas no mercado internacional, 3 em cada 4 funcionários de empresas não gostam ou não se sentem atraídos a desenvolver suas funções de trabalho (isso mesmo, você não leu errado). Tendo isso em mente, a aplicação de técnicas de motivação se torna de extrema importância, e as causas da falta de engajamento por parte dos empregados são os pontos em que o RH deve se focar na hora de desenvolver seu planejamento, pois, é justamente nessas causas, que podem ser encontradas as soluções para a maioria dos problemas.

Que tal fornecer um bom salário?

O fornecimento de salários confortáveis para os funcionários é o item que encabeça a lista de prioridades e, feito isso, deve se prestar atenção na relação dos funcionários com a missão e os propósitos da corporação. De acordo com CEO da The Motley Fool, Tom Gardner, definir valores e "comunicá-los" aos funcionários é um erro comum em empresas de grande porte.

A recomendação nesse caso é deixar que cada funcionário colabore, individualmente, com o que acredita ser um valor importante para seu trabalho na empresa, e essa não é uma tarefa difícil. Permitindo que o funcionário compartilhe suas idéias de propósito com a corporação, ele se sente mais motivado a produzir, já que passa a ter suas idéias como parte dos valores da empresa, interessando-se ainda mais nos resultados do trabalho como um todo.

Relacionamento também é um bom ponto a ser discutido

A definição de equipes de trabalho que se dão bem e gostam de trabalhar uns com os outros é outro fator importante entre as técnicas de motivação, e se houver a identificação de indivíduos que não se encaixam bem nessa dinâmica, uma rescisão com benefícios maiores que o esperado pode ser uma boa saída para manter uma equipe motivada.

Dessa maneira, a empresa promove mais condições para que o funcionário que não se encaixa busque novas oportunidades com mais conforto, ao mesmo tempo em que mantém a sinergia das equipes de trabalho que funcionam bem.

E se, você desafiar a sua equipe de trabalho?

Propor novos desafios constantemente é outra ação eficaz para a motivação de funcionários, já que, boa parte dos mais de 70% insatisfeitos com suas funções têm a rotina como causa dessa desmotivação. Consultar os empregados para saber em que tipo de projetos gostariam de trabalhar e que tipo de desafios os atraem é a solução para este problema, pois, com projetos especiais, os funcionários se sentem com mais desejo de realizar tarefas, enxergando a rotina de trabalho de outra maneira.

Como funciona os horários e tarefas no seu setor?

A flexibilidade de horários e a liberdade dos funcionários durante o trabalho é outro ponto primordial para promover o engajamento. Pesquisas realizadas em diversas corporações que adotaram esse tipo de ação mostraram resultados positivos, incluindo o aumento de produtividade e de motivação por parte dos empregados.

Segundo Tom Gardner, o futuro das técnicas de motivação em empresas está no fim das regras que determinam horários de trabalho, períodos de férias e ausência por doença; já que funcionários com maior liberdade trabalham melhor e se sentem mais confortáveis no ambiente de trabalho. Ainda de acordo com o CEO, quem não tem tempo para conhecer seus funcionários não consegue dar-lhes liberdade; e sem liberdade os funcionários não são respeitados devidamente.

Lembrando dos bons e velhos bônus semanais

Bônus e os reconhecimentos financeiros também fazem parte da lista de técnicas de motivação, no entanto, são menos importantes que os demais fatores – tendo em vista que os funcionários que buscam recompensas financeiras, na maioria das vezes, não têm planos a longo prazo dentro das empresas, buscando resultados rápidos e que não garantem permanência nem comprometimento com a corporação.

DICA EXTRA: Que tal formarmos alguns comitês?

A formação de comitês para garantir grupos que trabalhem bem em conjunto, ações que desafiem funcionários e a liberdade de escolha em relação a horários de trabalho para os empregados é um ponto indispensável no planejamento da área de recursos humanos que visa o engajamento e a motivação de equipes.
Boas Técnicas de Motivação Para Você Aplicar na Sua Equipe Boas Técnicas de Motivação Para Você Aplicar na Sua Equipe Reviewed by Jonas Schell on maio 24, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.