A Dificuldade em Encontrar Candidatos Preparados


Trabalho a alguns anos com recrutamento e seleção e venho observando que a cada dia que passa os candidatos estão se preparando cada vez menos para as vagas ofertadas. Sabemos que hoje o país atravessa uma crise financeira que está afetando todas as áreas e que a busca por uma colocação no mercado de trabalho nunca esteve tão acirrada. Mas em contraponto a isto tudo, verifico que os candidatos vêm se mostrando cada vez menos preparados para enfrentar a busca tão difícil por uma colocação!

Me parece que existe um certo "desespero" levando todos à uma corrida desenfreada sem olharem se estão com o combustível ou com os equipamentos necessários para conseguir percorrer todo o percurso. Eu diria que o item ou equipamento mais importante nesta corrida é o currículo. Este documento é o cartão de visitas do candidato, é através dele que os recrutadores tomam conhecimento das experiências e vivências de cada um e também é através dele que as portas se abrem, ... ou não... Como recrutadora vejo tantas barbáries ao triar currículos para uma vaga em questão que até é difícil de acreditar. Recebo currículos sem dados básicos de identificação, como telefone de contato, idade, endereço... Currículos com erros de português grosseiros, onde se constata que não tiveram nenhuma revisão no momento de sua confecção. Currículos sem data de entrada e saída das empresas trabalhadas, ou então currículos com muita informação, chegando a ter quatro ou cinco páginas. Questões como essas geralmente fazem com que o recrutador elimine o candidato na primeira triagem.

Um bom currículo é aquele que traz as informações necessárias de maneira completa e clara, de forma a facilitar ao leitor a compreensão do seu objetivo profissional. Os candidatos precisam entender que muitas vezes recorrer a um serviço de revisão deste documento feita através de profissionais qualificados, não é um custo e sim um investimento, pois pode estar ali o detalhe entre a sua contratação ou não!

Autora: Leticia Domingues, Administradora, Especialista em Gestão de Recursos Humanos, atua há mais de 15 anos na área de RH. Atualmente gerencia a consultoria de RH – RHF Talentos na cidade de Pelotas / RS.
A Dificuldade em Encontrar Candidatos Preparados A Dificuldade em Encontrar Candidatos Preparados Reviewed by Jonas Schell on maio 30, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.