Como formar equipes que vão sobreviver a Quarta Revolução Industrial?


Publicado ontem no portal Computer World, uma super matéria com o título: Como direcionar a carreira para sobreviver à Quarta Revolução Industrial? A postagem bateu picos de acesso e foi o destino de muitos curiosos que estão buscando entrar ou manter-se no mercado de trabalho que anda cada vez mais competitivo e modernizado.

Completamente de acordo, o Blog Gestão em Recursos Humanos decide colocar uma vírgula no especial do CW e perguntar aos seus gestores: Como formar equipes que vão sobreviver a Quarta Revolução Industrial?

Pois bem, vamos juntos buscar esta resposta. Podemos salientar que muitos jovens encontram-se confusos quanto ao seu futuro, e isso não deixa de refletir em nossas equipes de trabalho, ou ainda, nos eternos processos de recrutamento e seleção que buscam atingir o candidato perfeito. Por um lado, os jovens estão confiantes nas novas tecnologias, já por outro, estão divididos economicamente em relação às chances de carreira e insatisfeitos com sua atual educação profissional.

Um levantamento conduzido pela agência de pesquisa independente Future Foundation, ouviu cerca de mil jovens por país, com idades entre 16 e 25 anos, entre a Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Índia, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. No geral, os entrevistados em todos os países pesquisados entendem o papel que a TI desempenhará em suas carreiras e a necessidade de aumentar suas próprias habilidades, há uma clara disparidade em confiança técnica e oportunidades de emprego entre países de economias desenvolvidas e emergentes.

A pesquisa realizada identificou que os jovens reconhecem o papel das habilidades com tecnologia para assegurar boas oportunidades na carreira, com uma clara maioria tantos nos países emergentes (74% na Índia e 71% na China) como nas economias desenvolvidas (60% na França e 59% no Reino Unido), declarando que os temas de ciências da computação são ferramentas de aprendizado essencial. Em economias emergentes, como a China e o Brasil, 68% dos entrevistados estão preocupados que a falta de habilidades em tecnologia torne cada vez mais difícil para os jovens avançarem em seus propósitos de carreira.

Isso, em parte, pode oferecer motivação para os jovens buscarem as habilidades técnicas que precisam, mas buscamos aqui traçar uma linha paralela, referente a situação atual de nossas organizações - atualmente você pode afirmar se a sua empresa encontra-se modernizada de acordo com esta "era digital"?

De acordo com alguns estudos realizados, milhares de organizações brasileiras, encontram-se atualmente na era "jurássica", utilizando sistemas antigos e inadequados, estratégias vazias e baseadas em pensamentos econômicos que buscam lucrar acima de qualquer custo.

Embarcar neste pensamento é como ir contra à tudo aquilo que você aprendeu e vivenciou em sua faculdade, curso ou especialização. Isso mesmo! As empresas hoje buscam candidatos modernos, atualizados, com diversas habilidades inovadoras, mas infelizmente não olham para os seus "umbigos" e não percebem que também precisam modernizar-se.

Formar equipes que vão sobreviver e ter sucesso nessa era digital, é o fator principal que irá diferenciar organizações que terão crescimento e sucesso, daquelas que irão ficar patinando em mais um ano da famosa "crise".

Os mercados emergentes também têm acelerado investimentos em educação e cursos da era moderna, impulsionando uma boa turma de jovens a entrarem no mercado de trabalho de forma revolucionária.
A força de trabalho de amanhã também entende que, como a tecnologia elimina cada vez mais tarefas rotineiras, eles precisarão buscar o aprendizado contínuo para desenvolver novas habilidades e focar em inteligência emocional, que os computadores não estarão aptos a realizarem. Nesse contexto, o aprendizado é uma jornada para a vida toda.

Evidenciado todas as novas regiões que estão sendo buscadas nessa nova formação de equipes, o papel da comunicação, da capacidade de se relacionar e da habilidade de resolução de problemas em ambientes de trabalho modernos e orientados à tecnologia estão no topo. Enquanto o desempenho acadêmico foi votado como prioridade entre 50% (África do Sul) e 36% (Alemanha), comunicações, aprendizado e resolução de problemas no trabalho foi muito mais votado. Habilidades em comunicação foram votadas entre 86% (Austrália) e 79% (Brasil), enquanto o aprendizado dentro do trabalho foi votado entre 85% (Brasil) e 76% (Alemanha).

Saiba que no geral, essa turma de jovens (futuros candidatos) já estão conscientes que a Quarta Revolução Industrial irá impulsionar uma série de forças disruptivas no mercado de trabalho: da próxima geração de Internet das Coisas e Big Data até ambientes de trabalho que serão drasticamente modificados pela automação, inteligência artificial e tecnologias similares. A juventude de hoje já entendeu que precisa ser diferentemente ágil, aberta ao aprendizado e capaz de operar em ambientes globais para criar uma carreira duradoura. A pergunta que fica é: E a sua empresa, já está consciente disso?

Fonte: Portal Computer World
Como formar equipes que vão sobreviver a Quarta Revolução Industrial? Como formar equipes que vão sobreviver a Quarta Revolução Industrial? Reviewed by Jonas Schell on janeiro 27, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.