As Novas Tendências Mundiais de Recrutamento e Seleção


Os processos de recrutamento e seleção sempre estão em constante evolução e para se manter no mercado, é preciso ficar atento as novas tendências mundiais. As consultorias devem saber analisar o que se tornará uma tendência a fim de adaptar os processos e agir de forma coerente às necessidades do mercado.

Recentemente estive discutindo durante a conferência anual da NPA Worldwide, as novas tendências mundiais de recrutamento no mercado de Executive Search e posso dizer que o Brasil está no caminho certo no que se refere a recrutamento e seleção. Tanto lá fora quanto por aqui, as consultorias são uma grande aliada na hora da contratação de funcionários e uma via de mão dupla em que os empresários podem confiar e conseguem uma maior interação, flexibilidade, comprometimento e intensa comunicação com os parceiros de seleção.

Apesar do momento de retração na economia brasileira, a economia em outros países como México, Colômbia, Índia, Vietnã, Filipinas, Peru e China projetam um crescimento médio de 6,2% para o ano de 2015. Com a economia crescendo, as empresas precisaram contratar mais profissionais com cargos executivos para atender a demanda do mercado global. E, a consultoria é sempre a melhor opção.

Além disso, os empresários já perceberam que investimento  em capacitação profissional é um diferencial importante para os candidatos que desejam conquistar cargos de liderança no mercado mundial. O Brasil ainda está caminhando para aumentar o nível da educação e profissionalização oferecida aos jovens para trilhar e conquistar os desafios que envolvem o  desenvolvimento do país. Uma alternativa para remediar essa falta de preparo é investir em capacitação profissional, que pode ser avaliada de acordo com o perfil e a função do colaborador. Por isso, quem está interessado em alçar novos voos no mercado nacional ou internacional, deve investir em capacitação profissional.

O mercado de trabalho oferece diversas oportunidades e para conquistá-las, e o candidato deve estar preparado para enfrentar os novos desafios. Diversas empresas com sede em países da Europa e dos EUA apostam nos profissionais estrangeiros para cargos de liderança e gestão, mas para captá-los, elas apostam nas consultorias que, por meio do Executive Search, oferece um serviço personalizado e localiza os profissionais de acordo com perfil da companhia.

Além das ferramentas utilizadas para o processo de Recrutamento e Seleção, uma nova forma de contratação está ganhando espaço no mercado corporativo. O uso da tecnologia, bem como de diversas redes sociais, são a nova aposta para as contratações feitas globalmente, pois permite maior interação entre o candidato e a empresa. Por isso, além das tendências constatadas anteriormente, manter um perfil profissional atualizado nestas redes contribui para uma maior visibilidade para os Headhunters – “Caçadores de Talentos”.

Robson Barbosa – Diretor de Operações do Grupo Selpe.
As Novas Tendências Mundiais de Recrutamento e Seleção As Novas Tendências Mundiais de Recrutamento e Seleção Reviewed by Jonas Schell on junho 11, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.