O que você precisa fazer (realmente) para superar os desafios

Você sabe o que precisa fazer para se ter sucesso? Refiro-me a ter sucesso na vida pessoal e profissional, você sabe realmente o que deve fazer?

Gestão em Recursos Humanos - O que você precisa fazer (realmente) para superar o desafios

Indico à todos as pessoas que me perguntam sobre este assunto - e não são poucas, que sempre observem o ambiente em que estão inseridas (a empresa, os amigos, o bairro, a família) e definam o que pretendem fazer com essas ferramentas que estão ao seu dispor.

A melhor definição para isso seria a identificação de desafios em suas vidas e como superá-los. Ao identificar um obstáculo, oriento a pessoa a fazer as seguintes perguntas:

  • Como transformar esse obstáculo em uma oportunidade?
  • O que eu tenho que fazer para transformar em oportunidade?
  • Como vou aproveitar isso da melhor forma possível?
  • Qual é o meu objetivo?
  • Isso está ligado inteiramente ao meu foco?

Para os gestores, utilizo a seguinte afirmação: que somente um líder é capaz de identificar desafios e transformar obstáculos em oportunidades. Além disso, é mais fácil para os líderes responder essas questões. O autor James C. Hunter em seu livro "O Monge e o Executivo", na página 25 define liderança como a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasmadas, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.

Baseado neste conceito sugere-se que para liderar uma equipe, primeiro você deve liderar a si mesmo, definindo as suas preferências e estabelecendo padrões de diferenciação entre você e os outros profissionais. Assim você pode começar o exercício da liderança, com ações realizadas no presente para que elas sejam refletidas no futuro.

O líder chinês Mao Tse-Tung criou uma frase que serviu de guia para seu povo: “Uma caminhada de mil léguas começa com o primeiro passo”. É por isso que o nosso primeiro passo será a administração eficaz do presente.

  • Acompanhado esse tema apresento quatro ações que devem ser observadas pelo líder:
  • Converter sonhos em planos concretos
  • Aprendizado contínuo e competitividade
  • Manter eficiência em todas as situações
  • Dar a máxima atenção aos detalhes

A melhor forma de concretizar sonhos e metas é escrevê-los e sempre refrescar a nossa memória lendo os nossos sonhos todos os dias pela manhã quando acordamos. Sugiro que, para se organizar e realmente converter sonhos em planos concretos, você crie o seu plano de vida. Ele pode ser desenvolvido em dois níveis (pessoal e profissional) sendo que o profissional está voltado para o financeiro, e o pessoal está voltado para a família.

O sucesso desse plano depende do equilíbrio entre esses dois fatores que tem grande peso no seu plano e de sempre entender esse objetivo e nunca deixar de lado o que foi planejado para começar novos projetos. Para isso você deve seguir alguns passos que podem ajudá-lo na concretização dos seus sonhos e na superação dos seus limites.

Primeiro passo – Em uma folha relacione todas as pessoas que podem interferir na sua vida pessoal. (pai, mãe, irmãos, namorada, amigos, etc.). Em outra folha faça a mesma coisa com as pessoas que podem interferir na sua vida profissional. (empresas, faculdades, cursos de idiomas, família, etc.) Para cada uma (pessoal e profissional) defina um objetivo para curto (um ano), médio (três anos) e longo prazo (10 anos).

Segundo passo – continuando tanto na parte pessoal e profissional descreva todas as ações que você precisa executar para se chegar a este objetivo (curto, médio e longo prazo). Ex: No mês de outubro me escrever no vestibular, e no cursinho preparatório. Saber preços horários, local, qualidade de ensino, etc. Escrever-me em todas as faculdades e universidades que estão na minha cidade ou cidades próximas. Saber se é particular, ou pública.

Terceiro Passo – Com todos esses dados em mãos você está em condições de avaliar concretamente quais são seus aliados e quais são os problemas a serem enfrentados para a consecução de seu objetivo. Faça então uma relação dos pontos críticos. Por exemplo, O preço é muito alto, a faculdade é longe, etc.

Quarto passo – Neste ponto do roteiro, o projeto abstrato de estudar já tem contornos bastante concretos. Você deve encontrar as melhores maneiras de solucionar os pontos críticos. Por exemplo, fazer uma faculdade que é pública e que fica na sua cidade.

Quinto passo – Com as alternativas encontradas faça um cronograma, colocando em primeiro lugar as ações prioritárias. No caso da faculdade se você não tem dinheiro para pagar é necessário que você arrume dinheiro, trabalhando para se manter. Ou até conseguir uma bolsa de estudos ou montar um programa de economias, uma poupança.

Sexto passo – A lista que você acabou de elaborar é um roteiro concreto para atingir seu objetivo. Você terá nas mãos um programa de ação que vai levá-lo ao alvo e poderá medir, diariamente o sucesso de seus esforços para implementar cada um dos itens.

Fonte: Portal Educação.
O que você precisa fazer (realmente) para superar os desafios O que você precisa fazer (realmente) para superar os desafios Reviewed by Jonas Schell on setembro 23, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.