A importância de fazer um trabalho diferenciado

Você sabe o que é trabalho voluntário?

O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. É uma profissão de prestígio, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário. O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não-governamentais, componentes do Terceiro Setor. É graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm suprido o fraco investimento ou a falta de investimento governamental em educação, saúde, lazer etc.

Em 1998, o grupo Doutores da Alegria começou a trabalhar em parceria com profissionais de saúde também em sala de aula.


Desde então nos perguntamos: o que temos para compartilhar com esse público? Ao longo do tempo fomos percebendo que nosso trabalho de formação estava cada vez mais a serviço das coisas sutis, acontecimentos que são descartados no dia a dia ou dados como certos.

Fomos descobrindo a importância dos espaços que privam a linguagem verbal e que instalam espaços de silêncio, de ações simples, do prazer de brincar. Este ano, por meio da Escola dos Doutores da Alegria, estamos entrando formalmente na universidade em conjunto com o MadAlegria, grupo de estudantes de diversas áreas da Faculdade de Medicina da USP que vão para o hospital de palhaços.

De uma maneira ou de outra, esses e outros vários grupos de estudantes da área da saúde no Brasil estão fincando bandeira em um desejo importante: atravessar a universidade por uma outra experiência de aprendizado, diversa da que encontram, em geral, em sala de aula: uma experiência de sentidos.

Sentidos físicos (olhar, ouvir, tocar) e também sentidos imaginários para a vivência de doença e cura. A Medicina é, antes de tudo, um espaço através do qual podemos tecer nosso imaginário sobre experiências ligadas à vida, à morte, ao sofrimento e às perdas.

Olhar, escutar e tocar fazem circular este imaginário e também o dom da cura, um processo que envolve técnica e magia, que jamais se revela por mais que a ciência construa modelos para isso. A estrutura de funcionamento atual da Medicina dificulta a circulação deste imaginário social.

A formação médica valoriza prioritariamente a técnica, a relação de sintomas e saberes. Tudo o que não pode ser nomeado dentro desta estrutura de funcionamento não diz respeito à formação deste profissional. Um curso de palhaço dentro da universidade de Medicina insere a possibilidade de fazer circular afetos e sentidos sobre este universo.

É um espaço que trabalha na contramão do que estes jovens irão aprender, recoloca a magia no processo do imaginário médico. Isto não é pouco, pode ser um passo importante para a Medicina do futuro.

Mais belo ainda: parte do desejo destes jovens , talvez um desejo difícil de nomear, que aparece através da máscara do palhaço, mas que fala da possibilidade de colocá-los em contato com um futuro profissional mais próximo do imaginário deles sobre a arte de cuidar.

Texto de Morgana Masetti, coordenadora de pesquisa dos Doutores da Alegria.
A importância de fazer um trabalho diferenciado A importância de fazer um trabalho diferenciado Reviewed by Jonas Schell on fevereiro 14, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.