Gestão de Pessoas - Faça as pazes com você mesmo

Desenvolver hábitos saudáveis faz bem para o corpo, para a mente e para a carreira. Siga as dicas e viva mais feliz.

 - Crédito: ® 1 Paulo Zilberman; 2 Alexandre Battibugli; 3 Getty Images

A saúde do profissional brasileiro anda na corda bamba. Um estudo realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, com 32 100 executivos constatou que 76% dos entrevistados são sedentários, 63% apresentam taxas de colesterol e triglicérides elevadas e 59% estão acima do peso ideal, tanto homens quanto mulheres. Essas características elevam o risco de doenças cardiovasculares, como enfarte e derrame.

Os níveis de ansiedade e depressão também são altos por causa da pressão por resultados e do medo de perder o emprego: cerca de 40% dos executivos brasileiros sofrem de estresse, de acordo com o Centro de Psicologia e Controle do Stress, de Campinas, em São Paulo. “A dinâmica de vida dos executivos, combinada a uma alimentação inadequada, ao tabagismo e ao alcoolismo, só agrava esse quadro”, diz Sandra Arsencio, cardiologista do Oswaldo Cruz.

Não deveria ser assim. Ao contrário, para ter um bom desempenho no trabalho e crescer na carreira, o profissional tem de estar com a mente e o corpo no melhor estado possível. Com a saúde em dia, a pessoa pensa melhor, sente-se disposta a encarar os desafios e ainda assim fica menos cansada. Mais importante ainda, evita todos os problemas relatados anteriormente. A saída inevitável é adquirir hábitos saudáveis. É fácil fazer isso? Não, mas é necessário, para não dizer urgente, para quem é sedentário. “O primeiro passo é escutar os sinais do corpo e se colocar como prioridade número 1 para as mudanças acontecerem”, diz Sandra Arsencio.

A decisão de viver melhor é sempre individual. “Tem que existir equilíbrio entre as dimensões de sua vida, que são: física, emocional, intelectual, social e espiritual”, afirma o médico Alberto Ogata, membro do comitê internacional do National Wellness Institute e presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida. “Sem essa preocupação, não há como caminhar em direção ao bem-estar.”

KRISTIANE CORREA: Gerente de planejamento estratégico da Agência Interativa F.Biz, de São Paulo, encontrou na bicicleta uma maneira de escapar do trânsito e, ao mesmo tempo, conciliar trabalho e saúde. Todos os dias, faz um percurso que passa por dentro do Parque do Ibirapuera na ida e na volta do trabalho. “Chego mais rápido de bike do que de carro. Quando saio do trabalho, penso em outras coisas durante o caminho e abro a porta de casa mais leve.”

Fonte: Portal Você S/A
Gestão de Pessoas - Faça as pazes com você mesmo Gestão de Pessoas - Faça as pazes com você mesmo Reviewed by Jonas Schell on janeiro 25, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.